Um jovem de 20 anos foi preso pela Polícia Civil na tarde desta sexta-feira (11) em Rosário do Sul. Ele é suspeito de ser um dos responsáveis pela morte do estudante Anderson da Silva Leonardo, 16 anos, no amanhecer do dia 30 de outubro, na Praça Borges de Medeiros, Bairro Aliança do município.
Conforme a Polícia civil, a investigação apurou que na noite do dia 28 houve uma discussão entre jovens, motivada apenas por serem de bairros distintos, onde um amigo de Anderson estaria envolvido. Na madrugada de domingo, Anderson estava junto de um tio quando teria ocorrido uma nova discussão com os mesmos jovens que haviam brigado anteriormente com seu amigo.
Ainda segundo a Polícia Civil, no momento em que Anderson atravessava a rua ele foi ferido a facadas nas costas por três indivíduos. O suspeito preso nesta sexta-feira seria o que desferiu um golpe que, segundo o exame de necropsia, teria atravessado a coluna e atingido um dos pulmões da vítima. As investigações apontaram que, partir de imagens da briga, apenas um dos suspeitos teria efetuado um golpe capaz de provocar tal lesão.
Na sequência, o tio da vítima foi agredido por diversos indivíduos, enquanto Anderson, ferido, afastou-se do local e caiu na Av. Voluntários da Pátria, onde foi socorrido e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Durante buscas na residência do suspeito, foram apreendidas peças de vestuário e acessórios utilizados no momento do crime. Outro suspeito, um jovem de 24 anos, foi preso pela Brigada Militar no dia do crime próximo de onde Anderson foi golpeado.
Entenda o caso
O estudante Anderson da Silva Leonardo, 16 anos, foi assassinado em Rosário do Sul no início da manhã do dia 30 de outubro. O crime aconteceu no Bairro Aliança, próximo ao centro da cidade. A Brigada Militar realizou o atendimento e prendeu um dos suspeitos, um jovem de 24 anos, próximo ao local do crime.
Conforme a Brigada Militar, por volta de 6h, a BM foi acionada para atendimento de ocorrência de briga. O jovem teria sido atingido por facadas nas costas quando já estava a algumas quadras da praça central, e se caminhou até a Rua Voluntários da Pátria enquanto aguardava socorro. No local, ficaram as marcas de sangue na parede e na calçada.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA), mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o atendimento. Um dos autores foi preso próximo ao local do crime pela Brigada Militar.
A prefeitura de Rosário do Sul e a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oliveiro Thaddeo divulgaram uma nota de pesar pela morte do adolescente. Anderson era aluno do 9º ano da escola. “Expressamos nossas condolências à família, amigos e colegas de Anderson”, diz a nota.
Leia todas as notícias